sexta-feira, outubro 27, 2006

O adeus

De regresso a Manila e apenas com algumas horas de liberdade pela frente, decido ir comprar DVD´s para a Feira da Ladra lá do sítio, que se caracterizava pelo seu interminável comprimento, escassez de turistas e uma peculiar divisão espacial. Deparando-me com dois pólos opostos, não sei por onde começar a vasculhar. No quarteirão católico as senhoras de idade predominavam, essencialmente beatas e comerciantes de vestuário andavam semi-ordenadamente pelas ruas e igrejas. Na terra muçulmana a desordem era total, reinando os DVD´s, os electrodomésticos, um clima de insegurança e constantes trocas de olhares. Para confundir ainda mais a situação, existia também uma pequena comunidade chinesa que se dedicava aos mais diversos ofícios, retendo na memória as lojas velas e um talho chinês.
Conseguindo tudo o que queria, pois já não tinha pretensões de encontrar T-shirts ou calças para o meu tamanho naquelas terras (impossível), regresso ao hostel para fazer o "check-out" final. Ainda antes de apanhar um táxi em direcção ao aeroporto, tenho tempo para doar mais alguma roupa, desta vez serão 6Kg a um senhor necessitado que via frequentemente por aquelas bandas, abandonando assim, de consciência ainda mais tranquila o Sudeste Asiático.
Seguiram-se cerca de 20 horas passadas em aviões, aeroportos e diferentes fusos horários que na companhia de uns filmes, umas garrafas de vinho e uns valliums fizeram todo este sonho desaparecer, despertando definitivamente em Lisboa.

Sem mais palavras para descrever esta fabulosa epopeia,

Luís Lorena

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigado Luís, por tudo. Po ano há mais, e se Deus quiser com o el-gee ainda a comentar. El-gee, para ti tb... um mto obrigado!!

9:13 da tarde  
Blogger El-Gee said...

Sabe bem ver que conseguiste finalmente terminar os relatos! Parabens! Foram longas e maravilhosas horas de leitura.

11:25 da manhã  
Blogger Tita Xana said...

Lorena li o teu blog, deve ter sido uma boa viagem...
Gostei de ler as partes sobre o Cambodja e Laos porque penso la ir daqui a uns meses.
tchau*

2:30 da tarde  
Blogger a Rita said...

Ola Luis,
nao sei se ainda veras comentarios no blog... mas ainda assim escrevo.
Soube do teu blog pela Carmo RA, minha prima, e vim espreita-lo para procurar dicas para ver no Laos. A leitura prendeu-me e li muito mais do que vinha ler. Gostei muito da tua escrita, e da tua viagem!
Boas proximas viagens.
Ate logo
Rita

1:50 da tarde  
Blogger Juliano said...

Nossa! Que legal ter achado o seu blog...
Meu nome é Juliano, nasci e morei em São Paulo, mas minha família é de Minas e desde criança, minhas primeiras memórias são as malas, o carro, a estrada, já que íamos quase todo fim de semana para Minas visitar a "parentada". Além disso, mudamos de casa e de cidades umas boas vezes, o que acho que criou em mim um espírito meio nômade.
Além desse espírito nômade, sempre tive uma paixão pela longínqua Ásia...
Em 2000, realizei meu sonho morando no Japão por um ano e, estando lá, tive a oportunidade de passar um mês no Sudeste Asiático. Tailândia, Camboja, Vietnã, Laos... Ah, foi um sonho. Adorei cada minuto que passei por lá. Principalmente na Tailândia onde fomos recebidos por um amigo de amigos, que nos tratou como parte da família literalmente. Nos alugou dois apartamentos (um para "meninos" outro para "meninas") por um mês e simplesmente nos deu as chaves! Alugou uma van para nos levar a Ayuthaya e arredores, nos levou ao litoral próximo ao Camboja, enfim nos tratou como "reis". hehe
Hoje em dia, vim morar na Coréia do Sul, onde estou fazendo mestrado em Lingüística Computacional. O problema é que por causa do mestrado, não tenho muito tempo de sair viajando por aí, mas, mesmo assim, já consegui dar uma fugidinha e passar um tempinho em Pequim.
Desejo a você muita sorte e que volte a fazer muitas outras viagens por este mundo que se torna menor a cada aeroporto!
Enquanto isso vou lendo o resto do blog (já que acabei de encontrá-lo neste mar de informações que é a internet...)

Se você resolver dar uma passadinha por aqui na Coréia, entre em contato. Terei o maior prazer de "ciceroneá-lo".

Um abraço,

Juliano

jjunho at gmail.com
http://jjunho.blogspot.com.br

4:52 da manhã  
Blogger R. said...

Este é o meu novo eu cibernético. Amethist morreu. Ficas a saber, caso ainda vejas comentarios do blogue.

4:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home