segunda-feira, agosto 28, 2006

A passividade de Halong Bay, Nha Trang e Mui Ne

Delimitado por um extenso areal, o Vietnam turistico dos dias de hoje, esta centrado na descontraccao das suas praias e na riqueza das suas iguarias.
A 3 horas de Hanoi temos Halong Bay e as milhares de ilhas que a acompanham, cada qual com a sua propria identidade e caracteristico relevo (a fazer lembrar Yangshuo, mas no meio do mar). Fizemos um tour de dois dias, uma noite, a bordo de um luxuoso barco que nos presenteou com invulgares paisagens e uma riquissima gastronomia. Por entre mergulhos, goles de cerveja e conversas com os outros tripulantes, essas 36 horas passaram a correr, sendo apenas abalados pelo esporadico "chicotear" do guia, que nos tratava como mercadoria. Entrar, comer, dormir, disfrutar e sair, este e o lema, pois outros ja estao a espera de ocupar os nossos lugares, neste maravilhoso, mas ultra-turistico local.
Ja a sul do pais encontramos a meca das estancia balneares vietnamitas, Nha Trang. Com uma agua cristalina e o local indicado para explorar a fauna maritima atraves do "snorkeling" ou "scuba diving". Para jovens menos aventureiros, como nos, as praias servem de repouso para os agastados corpos. Com o entardecer, os cafes, restaurantes e bares comecam a compor-se com turistas endinheirados que tentam esquecer a rotina laboral, numas merecidas ferias. Os backpackers, esses desaparecem, pois no dia seguinte ha mais para ver, sentir, conhecer e disfrutar.
Entre Nha Trang e Saigon esta uma das zonas menos explorada pelo turismo neste pais, Mui Ne, onde ainda e possivel ter-se a praia so para nos, sem poluicao e acompanhados apenas pelo leve som da ondulacao. Prenoitamos num simples bungalow, no imaculado areal, a 5Km do centro da vila, num enorme sossego que contrastava com a agitacao dos pescadores em alto mar. Mas nao so para praia serviu esta terreola. Foi nela que saboreei o meu primeiro nascer do sol, num deserto com gigantescas dunas de areia virgem. Tal como foi por la que voltei a tocar numa bola de futebol e me lembrei que os treinadores do clube campeao do Vietanm e da propria seleccao, sao Portugueses!!! Curiosa coincidencia e enorme orgulho para o nosso Bồ Đào Nha.
No final destes dias de contacto profundo com a natureza, voltamos as caoticas cidades, nomedamamente Saigon, mas sempre com a recordacao dos passeios de barco pelas translucidas aguas da Turquia; da vivacidade das praias e bares de Vilamoura; e do sossego e isolamento do Txai.