sábado, agosto 26, 2006

Hanoi Vs Saigon






Num país com 84 milhoes de habitantes, as grandes cidades sao demasiado procuradas, tornando-se quase inabitáveis. O barulho, a poluicao e o caos estao em todas as esquinas.
Apesar de nao ter ficado muito tempo em qualquer uma delas, posso falar-vos das minhas primeiras impressoes e experiencias.
Hanoi, a capital do país, é sufocante. Com as suas estreitas ruas repletas de comerciantes e motos, o perigo de sofrer um acidente é constante. Saigon, por seu lado, é mais ocidentalizada, com longas avenidas, menos buzinas e "cartiers" bem delimitados.
Em ambas a pobreza nao é notória, pois todos desempenham o seu papel na sociedade, mesmo que pequeno, o que lhes permite obter rendimentos para comer e ir vivendo. Assim sendo, a criminalidade e a degradacao humana nao estao a vista.
Em Hanoi, por entre os seus 4 milhoes de habitantes passeamos, nao tendo nada a destacar senao o amplo lago, no seu centro, que permite, por alguns momentos descontrair da pressao de atravessar cada rua. Nao tendo atraccoes turisticas demos por nos a beber cerveja, na companhia das jovens austriacas, pela modica quantia de 0.15 Euros a caneca (Diz-se ser o pais com a cerveja mais barata do Mundo). Nao sera necessario explicar que mais tarde, ja atordoados pela bebida, disfrutei de um belo espectaculo, com Sabido e Zeca a dancar a valsa no meio do caotico transito. Outro aspecto curioso e a dificuldade em encontrar-se um local para jantar depois das 20.30h, os restaurantes como que evaporam, ao contrario das lojas de brinquedos, que inundam a cidade.
Saigon, ou Ho Chi Min City, apesar de ter mais habitantes, 6 milhoes, e mais facil de percorrer e tem uma heranca historica, que apesar de tragica, e fascinante. Falo-vos dos famosos "Cu Chi Tunnels", onde os vietcongos ganharam a guerra aos americanos. Com os seus 200Km de comprimento em redor de Saigon, sao como cidades subterraneas, simples, claustrofobicas, mas eficazes. Um exemplo brutal da inteligencia e engenharia deste "perseguido" povo e de um amor incomensuravel por uma causa, o pais.
Para alem do conflito com os americanos, o Vietnam teve muitas outras guerras com franceses, chineses, japoneses, cambodjanos e principlamente consigo mesmo, sendo ainda notoria, nos dias que correm, a fraccao e rivalidade entre o norte e o sul.
No futuro, recordarei as duas cidades com carinho e um enorme orgulho pela sua populacao, que apesar das dificuldades, tem conseguido ultrapassa-las, sempre com o seu empolgante sorriso.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tens toda a razão, visitaste um dos povos mais orgulhosos do Mundo, com uma enorme auto estima de ter vencido o Imperio. Provavelmente só encontrás o mesmo espirito em Cuba. Gostei muito das tuas descrições de Hanoi,HCMC e Cu Chi.

8:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home