O mito macaense
Nao com muita vontade, la consigo apanhar o ferry em direccao a mais antiga ex-colonia europeia na Asia, a "nossa" Macau.
Ao la chegar fico imediatamente melancolico com o nome das ruas em portugues, sentimento esse que evapora ao entrar no taxi e indicar a direccao pretendida. O taxista, que teria os seus 57 anos, nao falava portugues, nao sabia o nome das ruas senao em Mandarin e nao era nada simpatico.
Ainda tive esperanca que tivesse sido um infeliz precauco, mas com o passar do tempo, a desilusao intensificou-se. Existem nos dias de hoje cerca de dois mil portugueses a viver em Macau, mas rodeados pelo chineses e os milhares de filipinos, eles nao se veem. Em 3 dias devo ter visto no maximo uns 15 e alguns deles senti vergonha de o serem.
Hoje, comandada pela prostituicao descarada e os casinos, a cidade nao tem muito interesse, salvaguardando a praca do Senado e uma ou outra igreja, ate se podia pensar que Macau sempre foi filipino (o erro e forcado, mas hoje em dia sao eles que estao em maioria).
Numa das noites, encontrei dois portugueses que me explicaram tudo sobre eles/nos. Nao gostavam muito de la estar, mas o dinheiro fala sempre mais alto. Onde e que se pode ganhar 2000 Euros a fazer pao 5 horas por dia? So mesmo em Macau, onde depois o custo de vida e baixissimo.
O resto da populacao e, digamos, igual aos portugueses do Luxemburgo e de Andorra, onde o Tunning, as roupas de marca e o ouro estao, invariavelmente sempre presentes.
Aspectos positivos, tambem os ha, como poder resaborear uma Super Bock, uma sopa de marisco, caldo verde, carne de porco a alentejana, ameijoas, serradura, ou um verdadeiro cafe espresso. Tudo cozinhado com o maior tradicionalismo e gosto portugues, por filipinos.
As ruinas da igreja de Sao Paulo tambem sao muito especiais, particularmente ao fim da tarde, onde "quase" se confundem com a Acropole ateniense.
A titulo de curiosidade e ao contrario do que se possa esperar, e muito complicado, quase impossivel o acesso a internet nesta regiao. So encontrei um lugar, mas que devido ao seu caracter excepcional, me permitiu fugir a censura chinesa e visitar todos os sites que entendi.
Perguntam-me entao. Vale a pena visitar essa regiao que ha apenas 7 anos estava sobre nosso poder? Mal nao me fez, e daqui a 40 anos ja ninguem se lembrara que la estivemos, pois estara totalmente engolida pela China (ou Filipinas).
6 Comments:
Li atentamente todo o percurso e descrições, e de uma certa forma, senti uma ligeira "inveja" de não ter a sua idade e o poder ter acompanhado nessa fantástica viagem.
Quando voltar há-de me explicar essa coisa da "elegância das nucas das chinesas"! Quero saber tudo.
Beijinho grande
Vá Lorena conta lá... Sempre vais cumprir a tua missão de trazer umas chinesas para serem tuas concubinas? Grande abraço e curte essa viagm q deve tar a ser altamente
Macau está "inundada" de chineses.
Pensando bem, repõe-se a verdade antropológica: estranho era se esse bocadinho de China estivesse cheio de portugueses...
Lorena
Acabei d ler os teus relatos.
Bem sei q são só a ponta do véu e q por mais q tentasses há coisas q nunca hás de de conseguir transmitir...
Ainda assim obrigado por partilhares a tua aventura, faz-nos viajar e imaginar esse outro mundo.
enorme ou grande,a verdade é que te deves sentir cada vez mais pequeno neste mundo.
Admiro-te, não por quereres conhecê-lo, mas por fazeres verdadeira/ por isso.
Abraço e boa sorte para a nova etapa da aventura. Miguel Costa
querido maninho
ja estou em londres 'a uns dias, e n te consegui enviar a mensagem a dizer que tinha mandado tudo ao lencastre.
espero que eles tenham todos recebido tudo. s e n tiverem recebido, A CULPA N 'E MINHA!
por esta altura ja deves tar cu ulrich e o ... n me lembro do nome dele, mas tive com ele a semana passada! tem uma irma mariana axo eu!
anyway...curtam!
bjs!
Querido irmão;
Só para te dizer que tenho muitas saudades tuas e que fico sempre muito contente por te ler... Pena é que tenhas roubado a t-shirt da Selecção ao pequeno Martunis!
Espero que continues a gozar tanto como até agora denotas nas tuas linhas e que tudo corra pelo melhor.
Bjs, do teu irmão Francisco
Enviar um comentário
<< Home