terça-feira, setembro 05, 2006

A beleza de Ankor Wat















Para chegarmos a Siem Reap, ponto de acesso aos mitologicos templos de Ankor Wat, tomamos um estranho barco, em forma de aviao/submarino, que durante 6 horas nos permitiu navegar o Tonle Sap e explorar as pequenas comunidades que por ai vivem, afastadas de tudo e todos.
A chegada ao improvisado porto de Siem Reap foi surpreendente, dezenas de "touts" gritavam e acenavam em busca de atencao; criancas seminuas brincavam e conduziam as suas bicicletas nas estreitas estradas; mulheres dormiam no chao das suas palhotas de forma a evitar o forte sol; e tudo isto, na mais simples e rudimentar ruralidade, ignorando por completo o facto de estarmos num local que ja chegou a ter um milhao de habitantes, aquando Londres tinha cinquenta mil.
Apos um rapido "check-in" no hostel, apanhamos um Tuk-Tuk para o epicentro da cultura Khmer. Sendo varias vezes referenciado como uma das tres maravilhas do mundo, a par da Muralha da China e de Machu Picchu, as expectativas eram elevadissimas. O problema e que foram suplantadas ao encontrarmos uma vastidao de imponentes templos numa perfeita sintonia com a selvagem vegetacao da selva cambodjana.
As enigmaticas faces em Bayon Temple; a forca da vegetacao em Ta Prahom (templo explorado por Angelina Jolie em Tomb Raider); e a geometria e os detalhes do gigantesco complexo de Ankor Wat sao razoes mais que suficientes para a merecedora distincao de "maravilha do mundo".
Tal como a entrada no complexo, a despedida tambem teve proporcoes apocalipticas, com um interminavel banho de chuva, que interrompeu o ensonante por do sol e nos deixou encharcados e com umas contagiante vivacidade que se prolongaria ate ha hora de jantar, na companhia de tres portugueses, que acabamos por descobrir, vivem a menos de 500 metros de minha casa.
Portugueses, vizinhos e com amigos comuns, nada melhor para acabar tao maravilhoso dia.

1 Comments:

Blogger El-Gee said...

(Começo-me a sentir solitário nestes comments.) Mas queria frisar que...

"Tal como a entrada no complexo, a despedida tambem teve proporcoes apocalipticas, com um interminavel banho de chuva, que interrompeu o ensonante por do sol e nos deixou encharcados e com umas contagiante vivacidade"

...é mais uma boa pérola.

Abraços

2:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home