segunda-feira, agosto 28, 2006

A colonial Hue e a mercantil Hoi An












No centro do pais, por entre a imensidao das praias vietnamitas encontramos estas duas historicas cidades.
Hue foi o primeiro local onde encontramos vestigios da guerra, designadamente na sua colonial cidadela, que foi totalmente destruida pela guerra civil, mas que mantem, apos uma reconstruccao, alguma da sua imperialidade nos templos e pagodas. Foi tambem ai que na companhia da biologa Laura aprendemos um pouco mais sobre o que nos rodeia; assistimos a uma aula para jovens iniciantes ao budismo; e vimos elefantes, animal que no ocidente apenas pode ser encontrado em jardins zoologicos, mas que aqui serve de meio de transporte, devido ao seu possante fisico e envergadura.
O melhor e mais surpreendente ficou guardado para o entardecer, aquando nos refrescavamos com algumas cervejas. Ha cerca de dois anos atras, viajei pela Europa com este mesmo Joao Ulrich e no meio da Romenia, no caminho para Sighishoara, partilhamos uma couchete por 11 horas com um grupo de boemios australianos com os quais jogamos cartas e bebemos raros licores. Qual sera a probabilidade de encontrar, ou mesmo lembrar-mo-nos de algum deles passados estes dois anos? Sinceramente, pensava que seria muito remota, ainda mais no meio do Vietnam. Mas nao!!! O reencontro com um deles aconteceu aqui mesmo, num pequeno restaurante/bar na regiao centro vietnamita. A folia de tal aparato foi imediata prolongando-se pela noite dentro, podendo ser um inequivoco exemplo da persistencia destes aventureiros na conquista deste infindavel globo.
Ja em Hoi An, nao tivemos mais surpresas, presenteando-nos com uma tipica vila mercantil que nas suas estreitas e poeirentas ruas exibe um comercio com uma auto-suficiencia empolgadora, gerando homogeneas condicoes de vida a todos os seus habitantes. Para quem nao gosta do comercio, ha sempre a deliciosa praia.

1 Comments:

Blogger El-Gee said...

Esse improvável reencontro, por si só, justifica a tua viagem

3:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home